08/09/2008

Sugestão de leitura


Acabei de ler um livro muito especial: O Coração Às Vezes Pára de Bater, de Adriana Lisboa. Ele faz parte de uma coleção da Publifolha chamada Cidades Visíveis. A história se passa no Rio de Janeiro e é narrada por um adolescente de 15 anos que anda de skate pelas ruas da cidade. Um pequeno volume de apenas 79 páginas, escrito numa linguagem contemporânea, ágil e que lemos de um fôlego só. Por que o livro é especial? Porque ele é daqueles que só deixamos de lado quando chegamos ao fim. Com uma história bem estruturada e numa edição caprichada, o livro tem tudo para atrair jovens leitores.

Um trecho do livro:

FUTURO, CONTINUAÇÃO

Paloma pensa no futuro. No que quer ser. No que quer estudar e com o que quer trabalhar. Já eu, não sei se adianta.

Uma vez comentei isso com ela. E ela me disse: Isso é porque você ainda não sabe ao certo o que quer. Quando souber, vai começar a fazer planos. Estudar para tentar seguir tal ou tal carreira. Coisas assim.

Minha professora de redação do ano passado, acho que já contei isso, me dizia que eu devia ser escritor ou jornalista. Ou as duas coisas, já que uma não impede a outra. Mas não sei se é isso o que eu quero. E não sei que coisas impedem outras coisas. Às vezes tudo me parece bastante confuso. Sinto falta de um manual de instruções. Como agir, em que ocasiões, o que dizer, que atitudes tomar.

Neste momento, neste exato momento em que te escrevo esta carta, sei de três coisas que quero: uma é a Paloma.

A outra é o skate e a velocidade alternativa do mundo que o skate me dá.

A terceira, acho, é tentar entender. Entender por que as coisas acontecem de um jeito e não de outro. Entender se existe uma mola dentro de nossa vida, empurrando os acontecimentos para um lado e não para outro. Se existe um mapa traçado de antemão (e, portanto, pensar no futuro de pouco adianta). Se o mapa nós mesmos traçamos. Se eu escolho os caminhos por onde passo. Se os caminhos é que me escolhem.

(Lisboa, A. O Coração Às Vezes Pára de Bater, pag. 42.Publifolha. SP)

http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136125/

Nenhum comentário: