15/09/2008

Ondjaki: quem é esse moço?



Domingo é um dia especial para mim. Dia de acordar tarde, tomar um café da manhã caprichado e de ler todos os jornais, revistas, suplementos literários...e então encontro o texto de Ondjaki sobre Laranjeiras, meu bairro. Lindo texto. Um verdadeiro presente para o domingo. Prosa elegante, inteligente, apurada e altamente poética.

mais adiante, a Rua Alice, a comida agradável na Adega do Serafim, alguns metros depois, é raro não estar lá o Edgar na sua tasca, ou está de pé junto ao balcão ou fica mais ao fundo, como que saboreando a tarde, talvez pensando na vastidão do tempo que já atravessou, ali perto gritam os taxistas, buzinam, passam velozes os entregadores nas suas bicicletas gordas de rápida freqüência, o hospital das pessoas com problemas de coração, e também crianças - ali dentro se joga o futuro dos corpos e o destino das vidas, o coração, órgão que afinal cataliza a vida, ou a interrompe, frágil no seu tamanho e responsável dizem - por emoções associadas à poesia, à coragem, às decisões, aos rumos...

(Revista O Globo, domingo, 14 de setembro de 2008).

Ondjaki nasceu em Angola. É autor conhecido com romances já traduzidos para diversas línguas. En 2007 ele foi finalista do prêmio Portugal TELECOM. Ondjaki é também artista plástico e sociólogo. Após a leitura da sua crônica sobre Laranjeiras, fiquei encantada com a sua prosa e não vejo a hora de passar numa livraria para comprar um dos seus livros.

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre Ondjaki, basta visitar a sua página pessoal:

http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html

2 comentários:

Adriana Lisboa disse...

Jana, o Ondjaki é um dos amigos mais queridos que tenho, e uma das pessoas que mais admiro entre aquelas com que já topei nesta diáspora. Um cara que não se queima na fogueira das vaidades. Um escritor primoroso. O melhor contador de piadas que já vi.
Ainda bem que ele tem passado mais tempo no Rio (e em Laranjeiras) do que em Luanda. Os cariocas agradecem!
beijo

Janaína Pietroluongo disse...

Olá Adriana,

É um privilégio ter um talento desses por aqui, Adriana. E É bom saber que a literatura angolana anda de vento em popa. Eu vou já já comprar os livros do moço.
Beijos,
Jana