07/09/2008

A literatura em língua portuguesa


Quando converso com os alunos sobre redação, sempre falo da necessidade de leitura. E dia desses, ouvi de um adolescente fortes críticas à literatura brasileira. Dizia ele que a literatura francesa era muito melhor que a brasileira (numa competição típica do espírito adolescente). Segundo esse aluno, em francês há livros que não temos vontade de parar de ler.

Sem dúvida, a literatura francesa é maravilhosa. Mas certamente temos também grandes autores e grandes livros escritos em português. O fato deste aluno desconhecê-los, ou não reconhecê-los, não significa que eles não existam.

E pensei cá com os meus botões: o que torna um livro tão bom que seja impossível largá-lo antes da última página? Há muitos fatores em jogo; discorrer sobre eles daria uma tese, e este não é o meu objetivo aqui.

Um escritor (entre muitos - a lista seria imensa!) que sabe aprisionar o leitor em suas páginas é José Saramago. Resolvi citá-lo porque o filme Ensaio sobre a Cegueira estréia no final da semana. Embora, o filme não substitua a leitura do livro (as linguagens são diferentes, no filme temos a interpretação do diretor, etc.) quem não leu a obra, poderá ter ao menos uma idéia da história criada por Saramago.

No link abaixo, dois leitores falam sobre a leitura de obras de Saramago:

http://www.museudapessoa.net/literatura/podcast/ML31_Impressoes_Jose_Saramago.mp3

Nenhum comentário: