30/09/2008

O Acordo Ortográfico


Tenho lido diversos blogs, reportagens, comentários a respeito do novo acordo ortográfico. O assunto desperta paixões e discussões acaloradas. Para nós, aqui no Brasil, pouca coisa irá mudar. Mas, pegando carona no blog da Adriana Lisboa, aqui vão as mudanças que nos atingem mais diretamente.

O novo acordo entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2009, mas a fase de transição (a coexistência da ortografia antiga e da nova) se estenderá até 2012.

O Acordo na íntegra está aqui:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6583.htm

As mudanças:

Alfabeto
Passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".

Trema
Deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller.

Acento agudo
Desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e jibóia" e nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como "feiúra".

Acento circunflexo
Desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como vêem e lêem.

Acento diferencial
Não se usará mais acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de "pélo" (verbo) e "pelo" (preposição mais artigo).

Hífen
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita" . A grafia passará a ser "antirrábico" e "antissemita" . O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial" .

2 comentários:

Adriana Lisboa disse...

Jana, a escritora Ieda de Oliveira fez um comentário interessante em seu blog sobre a reforma. Dê uma espiada: http://webblog.iedadeoliveira.com/
beijos

Janaína Pietroluongo disse...

Obrigada por mais essa dica, Adriana. Já li e achei muito pertinente. Valeu!

Beijos,

Jana