13/08/2008

Por que você escreve?


Esta é uma das perguntas mais freqüentes que se costuma fazer a um escritor. Aqui está a resposta de Moacyr Scliar.

Por que escrevo?
Moacyr Scliar

“Quando criança, eu era adicto à literatura, não podia ficar sem ler. A minha conexão com a vida acontecia via literatura. Eu lia para aprender a viver, para saber o que fazer. É claro que isso provoca muitas desilusões, muitos choques, porque a vida não é literatura. Assim, quando comecei a escrever, foi porque lia. Outra razão é que meus pais foram grandes contadores de história. Numa noite quente como esta, as pessoas do meu bairro se reuniam para contar histórias, o que, desde muito cedo se incorporou em mim, passou a ser uma coisa que eu também queria fazer, só que à minha maneira, escrevendo”.

Fonte: Folha de São Paulo, 4/2/1996.

Nenhum comentário: