19/08/2008

Por que escrevo?


Clarice Lispector

“Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por que foi essa que segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E, no entanto, cada vez que vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Cada livro meu é uma estréia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever”.

Fonte: WALDMAN, B. Clarice Lispector. São Paulo, Brasiliense, 1988.


Lembrete importante:


Começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ a exposição Clarice Lispector: A Hora da Estrela e vai até 28 de setembro. Todos lá!

http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/rj/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=32965&cod=3

Nenhum comentário: