10/08/2008

A folha em branco...e agora?


Quando estamos em situação de prova, temos as dificuldades usuais mais a pressão para terminarmos a redação dentro do tempo permitido. Muitas vezes, vejo os alunos passarem à escrita do texto sem elaborarem um plano para a redação. No entanto, a etapa de planejamento é crucial. Poucas são as pessoas que, sem planejar, conseguem escrever de primeira um texto organizado, coerente e sem erros gramaticais.

E como planejar a redação?

Há várias formas de planejar e a escolha dependerá muito do estilo de cada um. Não há fórmulas mágicas ou receitas prontas. Aqui está apenas uma sugestão.

Após uma leitura atenta dos textos de apoio, o aluno, mesmo que de forma desorganizada, deve lançar no papel todas as suas idéias (opiniões, perguntas, comentários, citações, etc.) na folha de rascunho.

Essas idéias poderão então ser agrupadas de diversas maneiras: causas e conseqüências, diferenças e semelhanças, problemas e soluções, etc.

Passa-se então à seleção das idéias. Nem todas devem ou têm que ser aproveitadas no texto final. Após essa seleção, pode-se iniciar a elaboração do plano de redação.

No caso da dissertação, geralmente, segue-se a estrutura tradicional: introdução, desenvolvimento e conclusão. Como o espaço para a redação é previamente delimitado, esse planejamento é importantíssimo.

Continua...

Nenhum comentário: