31/07/2008

Um pouco sobre método


Todos nós já ouvimos falar sobre metódo (meta= através de, odos=caminho). Do ponto de vista da lógica, método "é o conjunto dos meios ou processos empregados pelo espírito humano para a investigação, a descoberta e a comprovação da verdade. Método implica, assim, uma direção, um rumo, regularmente seguido nas operações mentais...distinguem-se dois métodos fundamentais de raciocínio: a indução (que vai do particular para o geral) e a dedução (que parte do geral para o particular)..."(Othon M. Garcia in Comunicação em Prosa Moderna). Além desses dois métodos, há outros subsidiários, como nos lembra Othon Garcia. São métodos que também contribuem para a descoberta e a comprovação da verdade: a análise, a síntese, a classificação e a definição.

E o que isso tem a ver com redação? Tudo. Se conhecermos os métodos, poderemos raciocinar melhor e também melhor organizar nossas idéias na hora de colocá-las no papel. É através dos métodos que chegamos ao conhecimento dos fatos e também dos argumentos que sustentam as nossas colocações.

Você já deve ter ouvido o professor mencionar algo como "cuidado com as generalizações", não? Pois bem, isso significa apenas que devemos ter o cuidado de examinar se os fatos são adequados ou suficientes para sustentar os nossos argumentos. Caso contrário, podemos chegar a generalizações falaciosas. E estas devem ser evitadas a todo custo. Para ficar mais claro, um exemplo do livro de Othon M. Garcia:

"Se recomendo a um amigo que não ande de bicicleta, porque, certa vez, ao fazê-lo, levei um bruto tombo, meu argumento é falho, pois as circunstâncias em que se veria meu amigo, se fizesse a experiência, poderiam ser bem diversas: diferença de idade, de hábitos esportivos, de senso de equilíbrio, e outras. Meu argumento não vale: os fatos que apresento como razões não são adequados...".

Nenhum comentário: