27/07/2008

As razões do blog

"Aprender a escrever é aprender a pensar...".
Othon M. Garcia


Por que tenho tanta dificuldade para escrever? O que se espera de uma redação de vestibular? Quais são os critérios de avaliação dos examinadores do ENEM? Como fazer uma boa redação para o vestibular? O que tenho que aprender para escrever bem? O que é uma boa dissertação? O que significa "falta de coerência"? Como posso organizar melhor as minhas idéias?

Essas são apenas algumas das perguntas que ouço dos meus alunos de segundo grau. Preocupados com as provas de vestibular e com o ENEM, eles se sentem muitas vezes incapazes diante das linhas em branco de uma prova de redação. O mais espantoso é que o mesmo aluno que apresenta dificuldades em redação é falante e bem articulado, demonstrando um perfeito domínio da linguagem oral.

E é então que me pergunto: o que posso fazer para ajudá-los? Como posso “ensinar redação”? E o que é mais importante, o que posso fazer para que eles de fato aprendam a escrever melhor?

E por isso, decidi iniciar este blog. Este espaço é dedicado a todos os alunos da escola onde leciono. A idéia é que, utilizando uma ferramenta que eles conhecem bem, eu possa ensiná-los a redigir de uma forma mais clara e eficiente. Aqui, eles encontrarão dicas de redação, um pouco de teoria, resenhas de livros, textos interessantes, enfim, tudo o que de algum modo, seja relevante para o domínio da linguagem escrita. Além disso, semanalmente colocarei exercícios de redação.

Sugestões e comentários são sempre bem-vindos.

Nenhum comentário: