29/07/2008

Palavras e idéias

Quando peço aos alunos para escrever uma redação, uma das queixas mais freqüentes é “não tenho idéias”. Essa reclamação me leva a refletir: o que vem primeiro, as palavras ou as idéias?

Antes de escrever sobre um tema, é preciso pensar sobre ele. É preciso ter alguma idéia, alguma opinião sobre o assunto. Caso contrário, as frases formarão um amontoado sem sentido. É preciso ter idéias. Elas precedem as palavras. A grande questão para os alunos é “Como ter idéias?”. E a resposta é simples: é preciso pensar, é preciso conhecer o assunto, ler, refletir, formar uma opinião, e então sim, os alunos poderão começar a escrever um texto. Não há receita mágica, fórmula de bolo; para se ter idéias é preciso pensar. É claro que um bom vocabulário ajuda e muito a expressar melhor as idéias, mas o primeiro passo é a reflexão sobre o tema. E, muitas vezes, por tentar pular essa etapa, vejo alunos escrevendo redações pobres, recheadas de clichês, com repetição de idéias e parágrafos confusos.

Então, proponho a seguinte tarefa. Leia os textos abaixo e reflita sobre o seguinte tema:

O desmatamento da Floresta Amazônica é responsabilidade de todos.


Após a leitura e reflexão, escreva 10 frases contendo idéias diferentes. Não vale repetir a mesma idéia! Os meus alunos já sabem, podem enviar que eu farei comentários individualizados.

Textos para leitura:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u427439.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u421676.shtml

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