31/08/2010

Como iniciar uma redação?

Se todo escritor, vez ou outra, se depara com o famoso "bloqueio", o que dizer do aluno em uma situação de prova? Muitas vezes, o mais difícil é mesmo começar a redação. Após o primeiro parágrafo, parece que as ideias fluem melhor. Então, o que fazer diante da folha em branco?

Para ajudá-los, aqui estão 18 dicas de como inciar um texto.

8 comentários:

Robson Ribeiro disse...

Oi, Janaína.

Obrigado pelas dicas. Só achei meio confuso o item 11. Talvez haja algum problema com a pontuação, ou eu mesmo não tenha compreendido.

Há também, no link abaixo, um trabalho interessante sobre redação, publicado pelo O Globo.

Beijo.

http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2010/09/27/duvidas-sobre-redacao-do-enem-2010-mande-seu-texto-para-ser-corrigido-seguindo-padrao-do-exame-veja-aqui-as-redacoes-corrigidas-922100260.asp

Janaína Pietroluongo disse...

Olá Robson,

O item 11 é para aquelas ocasiões em que não sabemos a citação de cor; nesses casos, usamos a forma indireta "Para Marx...". Espero ter ajudado.

Um abraço e obrigada pela visita.

Jana

Anônimo disse...

Olá Janaína

Eu tenho que fazer 02 prova de redação pra entrar na faculdade, sou péssimo em redação, você pode me orientar? Pra falar a verdade nem sei como começar uma redação. Estou querendo fazer tecnólogo em logística.

Janaína Pietroluongo disse...

Olá,

Para ajudar a você, sugiro a leitura do livro de Gustavo Bernardo, "Redação Inquieta", Editora Rocco. A leitura além de muito interessante irá ajudá-lo a pensar a redação de uma forma mais profunda.Para a parte mais técnica, vale a pena dar uma olhada nos vários manuais de redação disponíveis online, como o Manual do Estadçao, por exemplo. www.estadao.com.br

Para iniciar uma redação, você pode também tentar seguir as dicas desse post.

Boa sorte.

Anônimo disse...

Olá Janaína.

Estou a precisamente 7 dias para a realização de um concurso público, e estou muito preocupado com a redação. Fiz um simulado no cursinho em que estou, mas não tive argumentos no momento para compor a minha redação. Deixei a folha em branco. Me ajude por favor, estou desesperado.
Um grande abraço.

Brisa Domiciano disse...

Bom , gostaria que vcs fizessem um texto a ver com enegia e sustentabilidade , estou precisando para fazer uma redação se puder obrigada .


Brisa

Unknown disse...

Oi, Janaína.

Gostei das dicas.

Beijos

Stephany Pietroluongo

Unknown disse...

Oi, Janaína.

Gostei de suas dicas e espero que continue postando, para nos ajudar a tirar as nossas dúvidas.

Beijos

Stephany Pietroluongo