30/01/2014

Um mundo sem histórias


Li recentemente no jornal inglês The Guardian um artigo que nos convidava a pensar no que seria um mundo sem histórias. A autora do texto, Rachel Cooke, nos coloca diante de uma verdade incômoda: estamos lendo cada vez menos. Livros são comprados mas nem sempre lidos. Ao que parece, tornaram-se apenas mais um objeto a ser consumido e que logo após a compra são abandonados, deixando de transmitir o seu conteúdo.

Após a leitura do texto, fiquei pensando no papel da escrita na vida contemporânea. Será que o ato de escrever sobreviverá? Não estou pensando nos escritores "profissionais", aqueles que não podem viver sem escrever e fazem da palavra escrita o seu modo de vida. Penso nas pessoas comuns, nos meus alunos, nos meus amigos, nas pessoas à minha volta. A leitura de um livro requer tempo, algo cada vez mais fugidio e escasso diante de tantos apelos, tantas escolhas, tantas formas de...passar o tempo. E a escrita? Que papel tem ou terá o ato de escrever na vida das pessoas do século XXI?

Deixo vocês com essa pergunta e a bela crônica de Rubem Braga, um grande mestre da arte de escrever.

Um comentário:

João Esteves disse...

Beleza, é muito aconselhamento útil compartilhado nesta postagem. As 21 coisas que o Scliar aprendeu são uma riqueza. Grato por compartilhar.