30/04/2011

Romances Inesquecíveis


Como estou em recesso escolar, quero iniciar a leitura de um grande romance, daqueles envolventes que a gente não consegue parar de ler. Na verdade, ando com muita vontade de reler alguns dos romances que li quando era adolescente. Entretanto, alguns livros causaram tanto impacto em mim que tenho um certo receio de lê-los novamente. Esse é o caso de A Peste, de Albert Camus. O mesmo aconteceu com Metamorfose, de Kafka e Admirável Mundo Novo, do Aldous Huxley.

Da literatura contemporânea, um livro que li e adorei foi O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza. E também os contos de Roberto Bolaño. Quando soube da sua morte fiquei particularmente triste, pois havia recém descoberto o talento de Bolaño.

Mas há um livro que quero muito reler: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. Este livro conta uma das grandes histórias de amor do século XIX, ao lado de Ana Karenina, de Tolstoy e Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

Há tantos romances inesquecíveis que fica difícil saber por onde começar (ou recomeçar). Na rede, há várias listas como esta aqui para ajudar a escolher um grande livro. Boa leitura!


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito de filho eterno, nos faz pensar sobre a situação de um pai que ganha de presente algo que ele não quer. E que expõe toda a subjetividade do ser humano, do luto que ele deveria viver. O luto de um filho vivo, o filho idealizado. O meu livro está imprestado para uma grande amiga.
Também gostei muito do Morro dos ventos uivantes, me lembro que na época fiquei fascinada pela história que não li na integra, mas um resumo bem feito. Adoro livros, e gosto mito de ler a respeito dos livros que marcaram a vida das pessoas.

silva.gazinhato@uol.com.br