20/07/2010

Sobre ler e escrever



Há um livro que considero fundamental para quem deseja escrever bem. Chama-se Redação Inquieta, de Gustavo Bernardo. Vejam o que o autor fala sobre ler e escrever:

"Ler é um movimento extremamente passivo - mas um movimento, porque mexe com as imagens interiores, guardadas, reprimidas, acrescentando-lhes outras e transformando as que o leitor já traz consigo. Escrever, por sua vez, é um movimento extremamente ativo, fazendo imagens, trazendo algumas do fundo e dando-lhes forma, trazendo outras do mundo e modificando-lhes a forma - na direção de um estilo pessoal.

A relação entre escrever e ler, entretanto, vem sendo posta como mecânica, de ligação direta, levando à ideia de que uma pessoa que leia muito necessariamente escreve bem. Isso é falso.

(...)

Ler muito não pode levar a escrever. Pode levar a ler bem - o que será muito importante, claro. Ler bem, por sua vez, pode ajudar a viver, porque o sujeito se informa, se identifica, se transfere, principalmente se anima...

Logo, ler não é a condição para escrever, mas sim munição para viver, e para escrever também. A atitude de ler é metonímia da vontade de entender o mundo. A atitude de escrever, por sua vez, é metonímia da pretensão, legítima e transcendente de transformar o mundo..."

5 comentários:

Robson Ribeiro disse...

Oi, Janaína. Obrigado pela dica. Se eu não me engano, o Gustavo Bernardo é o mesmo escritoe que uma conhecida minha, a escritora Cyana Leahy, sempre fala bem. Acho que vou comprar esse livro.

E aí, conseguiu ir à mostra de cinema na Caixa Cultural?
Pois está havendo outra do mesmo tipo, só que na ABL. Postei sobre isso, dê uma olhada se puder.

Desculpe-me pelo comentário extenso.

Janaína Pietroluongo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaína Pietroluongo disse...

Olá Robson,

Repetindo o meu comentário anterior: o Gustavo Bernardo é um excelente escritor e seus livros são imperdíveis.

Sobre a Mostra da Caixa, infelizmente, não pude ir. Mas sei que a ABL iniciará um novo ciclo de palestras no dia 9 de julho. Tomara que eu consiga comparecer.

Um abraço e obrigada pela visita.

Jana

Janaína Pietroluongo disse...

Robson,

Errei: o ciclo de palestras é o "Mutações: a invenção das crenças" e começa no dia 09 de agosto.

Um abraço,

Jana

Julia disse...

Profa., acabei de ler uma de suas sugestões de livros e comentei no respectivo post. Dê uma olhada!
Beijos