29/06/2010

Férias: tempo de ler!

Férias...Alguns alunos me pediram sugestões de leitura.

É sempre difícil escolher apenas alguns livros mas, tenho certeza de que a leitura de qualquer um dos textos abaixo tornará suas férias muito mais interessantes.

1. Ana Karenina, Tolstoy. Romance inesquecível.

2. Dom Casmurro, Machado de Assis. Fundamental.

3. Madame Bovary, Flaubert. Idem.

4. Casa de Bonecas, Ibsen. Uma peça de grande impacto.

5. Primeiras Estórias, Guimarães Rosa. Maravilhoso.

6. A Peste, Camus. Excepcional.

7. Brave New World/Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley. Até hoje um dos meus livros favoritos.

8. Never Let me Go/Não me Abandone Jamais. Kazuo Ishiguro. Sou fã incondicional do Kazuo Ishiguro.

9. O Vendedor de Passados. José Eduardo Agualusa. Escritor angolano contemporâneo.

10. O Filho Eterno. Cristóvão Tezza. Excelente livro.

Claro que a lista acima é falha. Há tantos outros livros que merecem ser lidos e relidos (Qualquer um de Jane Austen, qualquer um de Clarice Lispector... ) que selecionar apenas alguns torna-se uma tarefa fadada à críticas. De qualquer modo, desejo a vocês boa leitura e ótimas férias.









4 comentários:

Julia disse...

Olá professora, aqui é a Júlia, sua aluna da Terminale ES. Vi suas sugestões de livros e confesso que já estava seduzida pelo livro do Agualusa antes mesmo de ler suas sugestões. Estou com vontade de ler 'O vendedor de passados' desde que vimos a entrevista do seu autor em classe. Achei muito interessante o título e as idéias do autor, portanto espero comprar logo o livro para lê-lo. Ótimas dicas, destes já li dois e gostei deles!

Beijos, Júlia.

Janaína Pietroluongo disse...

Olá Julia. Que bom que você irá ler o Agualusa. Após a leitura, aguardo seus comentários sobre o livro.

Beijos,

Jana

Julia disse...

Então, professora. Depois de um mês, aqui estou eu de volta ao seu blog.
Desta vez, já tendo lido uma de suas sugestões. 'O Vendedor de Passados' me agradou bastante. Ainda que tenha uma narrativa sem grandes acontecimentos, ajudou-me a refletir sobre algumas idéias da vida. Entre várias delas, posso citar aqui a que mais me chamou a atenção:
"Quando algo nos parece muito belo pensamos que só pode ser um sonho e então beliscamo-nos para termos a certeza de que não estamos a sonhar-se doer é porque não estamos a sonhar. A realidade fere, mesmo quando, por instantes, nos parece um sonho. [...] A felicidade é quase sempre uma irresponsabilidade. Somos felizes durante os breve instantes em que fechamos os olhos." Esses são ensinamentos da mãe do personagem principal, muito valiosos, diga-se de passagem. O livro inteiro é recheado dessas reflexões, o personagem principal (em sua versão osga) tendo um papel de observador na maior parte do tempo, mas também interagindo com o Félix, o 'vendedor de passados'. Também reparei que o autor cita inúmeras vezes o Brasil, provavelmente deve vir constantemente para cá, como tínhamos assistido em sua entrevista. Gostei bastante da sensibilidade e da história e recomendo para quem ainda não leu!
Quando tiver mais tempo e não tiver mais um milhão de deveres para fazer nas férias, espero ler mais uma de suas sugestões!
Bom fim de férias, professora.
Beijos, Júlia.

Janaína Pietroluongo disse...

Olá Julia!

Que bom que você gostou do livro. E as passagens que você destacou realmente nos fazem refletir. Fiquei feliz com o seu interesse e espero que outros alunos acompanhem você na leitura deste e de outros livros.

Um abraço,

Jana