01/02/2010

Volta às aulas, Internet e a Leitura



A volta às aulas sempre foi um momento feliz para mim. Gostava do primeiro dia de aula. E ainda gosto. Embora, a minha expectativa seja diferente da que tinha quando aluna.

E com o início do ano letivo, volto às minhas reflexões sobre a leitura e a escrita. Dia desses, conversando com um colega, dizia que a internet, entre outros fatores, mudou a maneira dos alunos lerem. A rapidez, a possibilidade de hiperlinks, a informação mais acessível mudou a relação do leitor com o texto. Mas noto que a do autor com a sua produção escrita também mudou. Em janeiro, li vários autores contemporâneos, e notei que tinham em comum, por exemplo, a agilidade do texto, a presença de capítulos curtos e irregulares (não é novidade, mas praticamente todos os romances que li têm capítulos curtos), a questão do narrador (também vários romances narrados por vozes múltiplas), o ir e vir do tempo (passado e presente se mesclam)...

E a redação escolar? Até que ponto o acesso à internet mudou (ou mudará) a redação escolar? E até que ponto, a Leitura com L maiúsculo pode (ou deve) ser modificada? Continuo refletindo...

Nenhum comentário: