05/11/2008

Escolha de livros e Graciliano Ramos






Hoje ficou pronta a lista de livros que serão adotados em 2009 na escola onde trabalho. E São Bernardo, de Graciliano Ramos, está entre os livros escolhidos.

Penso muito sobre como trabalhar a literatura com o aluno adolescente, leitor digital e cujo processo de leitura é bem diferente do meu.

Na escola, procuramos adotar livros clássicos, já consagrados pelo tempo e também livros novos. Assim, temos Ziraldo e Flavio Carneiro, ao lado de Clarice Lispector e Machado de Assis; Ana Maria Machado e Ariano Suassuna ao lado de Jorge Amado, entre outros. As reuniões dos professores de português são sempre demoradas pois cada um de nós tem suas preferências literárias. Cada um faz a "defesa" dos seus romances favoritos, justificando a escolha, mostrando os prós de tal livro, falamos do narrador, dos personagens, da adequação à faixa etária...é sempre muito interessante e enriquecedor esse momento. Eu aprendo muito com os colegas.

Graciliano Ramos é um autor e tanto. E São Bernardo um grande romance. Será interessante trabalhar com uma realidade bem diferente da dos alunos.

Pesquisando sobre o livro, encontrei este video feito por adolescentes a partir da leitura de São Bernardo. Vejam só que criativo.

Nenhum comentário: